Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MORE

Num só blog, está tudo aqui! O MORE tem desabafos/opiniões em relação a mim e ao que se passa à minha volta. Tem sugestões de cinema, televisão e não só. E tem mais, muito mais...

29
Fev16

Um Homem na Cozinha | Risoto de Camarão (e outras delícias do mar)

Um-Homem-na-Cozinha_Capa-Risoto_de_Camarao


 


E depois da Índia e do México, esta semana resolvi viajar até à Itália e a viagem, foi uma vez mais maravilhosa. Na verdade eu nem precisei sair de casa para fazer essas viagens. Bastou-me estar na cozinha, com os ingredientes certos, os aromas maravilhosos e estar bem inspirado para me sentir nesses países. E a Itália é de facto um país que eu gosto muito! Felizmente já tive a oportunidade de viajar até Itália algumas vezes e eu adoro tudo naquele país. E a comida italiana é... bem! Só de pensar eu fico até sem palavras. Fico com água na boca. Na Itália eu já comi a verdadeira pasta e devo confessar-vos que eu adoro massas, adoro lasanha, adoro piza, adoro, adoro, adoro!!! Confesso ainda, que quando lá vou, volto sempre com uns quilinhos a mais mas... o que é que se pode fazer?! Não dá para resistir àquelas tentações. Não dá mesmo!


 


Esta semana, a receita que tenho para vós apresentar, é mesmo de inspiração italiana e que eu já costumo fazer com alguma frequência. Não é nenhuma massa especial, nenhuma lasanha que eu adoro fazer e que tenho imensas receitas diferentes de lasanha para apresentar em breve, mas é sim um delicioso RISOTO DE CAMARÃO (e outras delícias do mar). Eu adoro! E o pessoal cá de casa também adora, apesar de estarem sempre a dizerem-me que para ser um verdadeiro risoto, falta um bom cálice de vinho branco, ou então de champanhe mas... Vou contar-vos um segredo. Eu sou 0% álcool em tudo... e sempre! Não bebo álcool, e em termos culinários, evito ao máximo comer algo que tenha sido confeccionado com o álcool. Sim! Eu conheço aquela velha história de que dizem que o álcool evapora-se durante a confecção do alimento mas não interessa, o sabor (e o cheiro) que eu odeio lá fica. E acreditem. Por diversas vezes já fiz uma mesma receita, em que numa das vezes coloquei vinho branco e na outra não e para mim, a diferença é abismal. Sem a presença do álcool, para mim fica sempre tudo muito mais saboroso. Conclusão: eu sou mesmo anti álcool e por isso, por muito que cá em casa digam que falta o vinho branco nos risotos que eu faço, eu simplesmente ignoro porque na verdade, todos adoram o resultado final. Mas chega de falar do álcool. Isso poderá ser tema para um outro artigo, quem sabe. Para já, vou deixar-vos com esta deliciosa receita e desafio-vos a tentarem fazer este risoto em que o camarão, é de facto a estrela principal mas que por lá, encontram-se ainda outras delícias.


 


Risoto_de_Camarao_01


 


INGREDIENTES:


 


Camarão | Miolo de Amêijoa | Delicias do Mar | Cebola | Alho | Alho Francês | Aipo | Pimentos | Cenoura | Chouriço | Arroz Arbóreo | Manteiga | Queijo Parmesão | Cebolinho | Azeite | Sal e Pimenta q.b. | Piri-piri (opcional)


 


PREPARAÇÃO:


 


_Começa-se por fazer um caldo com as cascas de camarão, meia cebola, um alho esmagado, uma cenoura, um pouco de alho francês e aipo. Deixa-se ferver durante um tempo. Mais tarde, esmaga-se um pouco as cascas com os legumes e passa-se tudo por um coador. Matem-se na mesma o líquido (caldo) em lume baixo enquanto prepara-se o risoto.


 


_Numa panela, junta-se meia cebola picada com azeite e deixa-se refogar. Junta-se depois um alho picado, uma tira de um pimento vermelho cortado aos cubos pequenos, duas rodelas de chouriço cortado também em cubos pequenos e ainda, para os que gostarem, meia colher de chá de piri-piri. Deixa-se tudo refogar por um tempo e só depois, junta-se um pouco do miolo de amêijoa e do arroz.


 


_Mexe-se tudo durante um tempo e aos poucos, com o auxilio de uma concha, vai-se juntando o caldo preparado inicialmente. Em lume brando, mexemos sempre o arroz e vamos juntando o caldo à medida que for preciso.


 


_ A meio do tempo de cozedura, junta-se os camarões já sem casa e quando esses já tiverem cozidos e o arroz estiver quase no ponto, junta-se também delicias do mar cortado às rodelas.


 


_Mediante o vosso gosto, se preferirem um risoto mais cremoso ou não, quando acharem que o arroz já está no ponto, juntem 2 colheres de sopa de manteiga, uma boa quantidade de queijo parmesão ralado e cebolinho picado. Mexem tudo, rectifiquem temperos com o sal e a pimenta e já está pronto para ir para a mesa.


 


_Empratem o risoto ao vosso gosto e...bom apetite!


 


Risoto_de_Camarao_02


 


E esta foi mais uma nova sugestão que eu espero que seja do vosso agrado. Desculpa se tanto aqui, como nas outras receitas eu não chego a falar de quantidades nem de medidas mas é que eu sou assim mesmo. Quando estou a cozinhar, basicamente faço tudo a olho. Não tenho medidas nem quantidades certas. Vou acrescentado e retirando enquanto cozinho e claro, vou sempre provando para ver como está. Esse é o truque! De qualquer forma, as vossas opiniões e sugestões são sempre bem vindas. E por isso, se tal como eu tu adoras cozinhar, não hesites em partilhar comigo as tuas receitas, as tuas fotos, as tuas paixões culinárias. Eu fico à espera de um comentário teu e agora... bem! Agora vou já para cozinha preparar a receita da próxima semana. Até lá tenham uma óptima semana e aqui fica a dica: um homem, tanto se quer na cama, como também na cozinha...

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Os meus blogs

Calendário

Fevereiro 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829

Mais sobre mim

Projeto | Eu Sou Gay

Tens algo a dizer?

Comentários recentes

  • Anónimo

    o banho tem secções no meu ginasio e por isso nimg...

  • Carlos Lontro

    A minha sobrinha é lésbica mas os meus pais e irmã...

  • Carlos Lontro

    comenta comigo pelo face e eu dote uma ajuda a per...

  • Anónimo

    Muito bom texto. Deixei ontem de trabalhar num e t...

  • Anónimo

    Sou burro kk, quem matou quem? ou foi suicidio?

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Sigam-me no Twitter

Quer ler histórias MORE?

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.