Um Homem na Cozinha | Caril de Beringela e Cogumelos
Até há uns bons anos atrás, a BERINGELA era um legume completamente desconhecido para mim e para a minha família. Não conhecíamos, não sabíamos qual era o seu sabor e nem nunca tínhamos visto de que forma era. E querem saber como é que a Beringela apareceu depois nas nossas vidas? Bem! A história pode parecer ficção mas foi real. A primeira vez que eu e a minha família (mãe e irmãos) tivemos contacto com a Beringela, foi através de uma piza encomendada, já não me lembro se na Piza Hut ou se na Telepizza. Nessa piza encomendada, uma piza especial de Natal, o ingrediente principal era a Beringela. Não sabíamos o que era mas como todos somos fãs de piza e achamos que tudo fica bem numa piza, não tivemos receio em experimentar. E depois da primeira fatia, acho que de imediato, todos viramos fãs da Beringela. Sim! A primeira vez que comi Beringela, foi mesmo através de uma piza e logo nesse dia apaixonei-me por esse legume. Depois de tanto ter gostado, fiz questão de saber mais sobre a Beringela, fiz questão de procurá-la nos supermercados e hoje, alguns anos depois desse primeira experiência com um legume que eu desconhecia, a Beringela já faz parte da minha vida. Adoro beringela! Seja grelhada, estufada, recheada, panada, em lasanha, enfim! Amo beringela e nesta estreia de UM HOMEM NA COZINHA aqui no MORE, a Beringela terá o seu destaque.
Há uns anos atrás, eu passei por um período em que tentei comer apenas comida vegetariana. E digo ‘tentei’ porque rapidamente percebi que não conseguia. Eu adoro comida vegetariana, onde a beringela está muito presente nessa comida, mas infelizmente eu também (ainda!) gosto muito de carne. Pois é! Por muito que tente levar uma alimentação mais saudável, há dias em que o meu organismo pede mesmo carne e nesses dias, não há como fugir delas. Mas, hoje, nesta primeira receita que agora irei apresentar, vou mesmo falar-vos de uma comida vegetariana, que num só prato, junta três das coisas que eu mais adoro na culinária: a beringela, os cogumelos e o caril. Sim! Eu amo caril! Seja caril de frango, caril de gambas, caril de peixe, caril de lulas, enfim... Amo! Amo mesmo! Acho que em outras encarnações eu fui um indiano mas... chega de conversa e vamos que interessa. Meus caros amigos e leitores, aqui fica a minha receita de CARIL DE BERINGELA E COGUMELOS:
:: INGREDIENTES:
Cebola | Alho | Beringelas | Cogumelos frescos | Azeitonas | Gengibre | Pimentos | Coentros | Amendoim | Azeite | Leite de Coco | Caril | Outras Especiarias (várias) | Tomate aos Pedaços | Sal e Pimenta q.b.
:: PREPARAÇÃO:
_ Para começar, eu não sou cozinheiro, não tenho por hábito escrever receitas e por isso, peço já perdão se por acaso saltar alguma etapa.
_ E a primeira etapa delas todas, foi picar uma cebola e deixar refogar juntamente com o azeite. Assim que a cebola começou a ganhar uma corzinha, juntei um pedaço de gengibre cortado às tiras, 2 dentes de alho picado e umas três colheres de sopa de azeitonas descaroçadas e também picadas. Deixei refogar. Depois de cortar grosseiramente uma quantidade generosa de cogumelos aos pedaços, juntei-os ao refogado e deixei-os cozinhar por um bom tempo.
_ Assim que vi que os cogumelos começaram a perder água e a ficarem murchinhos, juntei ao preparado, duas beringelas grandes cortadas aos quadradinhos pequenos. Mexi tudo e em lume brando, deixei cozinhar para que tanto os cogumelos como a beringela perdessem água.
_ Quando a beringela começou a ganhar cor, juntei o caril (mesmo daqueles que se vende em qualquer supermercado), juntamente com outras especiarias. E como sou fã de especiarias e gosto de juntar algumas delas, para esta receita, ao caril juntei, uma colher de chá de piri-piri, duas colheres de chá de coentros em pó, meia colher de chá de açafrão (em pó) e uma colher de chá de cominhos em pó. Foi tudo junto para a panela e mexi tudo muito bem, para que as especiarias alcançassem todos os pedaços de beringela e cogumelos.
_ Depois de deixar cozinhar mais um pouco só a beringela e os cogumelos com as especiarias, juntei uma lata inteira de tomate aos pedaços e pimentos também cortados aos pedaços pequenos. Como adoro pimentos, fiz uma mistura de pimento vermelho, laranja e amarelo. No fim mexi tudo muito bem e em lume baixo, deixei tudo a cozinhar com a tampa da panela durante uns 45 minutos.
_ Ao fim desse tempo, juntei um pacote de leite de coco (mais ou menos de 200ml), e em lume médio deixei cozinhar por mais alguns minutos. Provei e só depois de provar é que coloquei sal e pimenta a gosto.
_ Para terminar, depois de tudo estar cozinhado, empratei o Caril de Beringela e Cogumelos acompanhado por um arroz basmati. Dei um toque final com coentros grosseiramente picados e ainda, para dar uma textura diferente, o tal crunchy crunchy que a Felipa Gomes fala no seu programa 'O Prato do Dia', coloquei por cima alguns amendoins, mas tenho a certeza que com cajus também ficava muito bom.
Se arriscarem em fazer, não só terão um prato vegetariano delicioso, como também ainda terão um maravilhoso caril que é de chorar e pedir por mais. E não é só porque esta receita é da minha autoria, mas eu recomendo a 100% e... bom apetite!!
Ah! E já agora, fiquem a saber que um homem, tanto se quer na cama, como também na cozinha...