Eu Dou-te o Sol (de Jandy Nelson) | +Livros
Há uns dias atrás, prometi a mim mesmo de que iria começar a criar hábitos de leitura. Hábitos esses que passariam por deixar um pouco a TV de lado, para ter mais tempo para um livro. E foi isso mesmo que fiz! Agora, quando estou em casa, mesmo sentado no sofá da sala, deixo de lado um pouco a televisão e dou prioridade à leitura. E foi assim, que em duas semanas li o livro “EU DOU-TE O SOL”, livro esse que arrisco mesmo em dizer, que já é um dos meus livros favoritos.
Infelizmente, na minha opinião, são poucos os livros que abordam uma temática gay e que contam uma boa história, que se encontram à venda pelas livrarias em Portugal. São poucos, mas mesmo sendo poucos, eu estou sempre à procura deles. E foi numa dessas procuras que eu encontrei esse livro. Um livro que me fez ficar de imediato apaixonado pela história do Noah e da Jude, os dois irmãos gémeos, muito parecidos entre si e ao mesmo tempo muito diferentes, que devido a muitos segredos que ambos escondem, há ali um momento na vida dos dois, que em vez de seguirem o mesmo caminho e darem forças um ao outro, optam por seguirem caminhos opostos, caminhos esses que levam à infelicidade.
Esta bonita história, que posso desde já dizer que é uma bela história de amor, foi escrita pela Jandy Nelson e ao que parece, o livro foi muito bem-recebido pela critica, sendo considerado “Um dos Dez Melhores Livros para Jovens Adultos de 2014 segundo a revista Time”. Eu adorei! Li cada palavra, cada frase com muita emoção no coração, pois a verdade é que esta história é realmente muito comovente da primeira à última palavra do livro. Neste “Eu Dou-te o Sol”, lemos a história não só na perspetiva da Jude quando tem 16 anos, mas também na perspetiva do Noah quando este tinha 13 anos. E essas duas perspetivas diferentes de ver o mundo, no final se juntam e as surpresas serão muitas. Tenho que confessar que fiquei mesmo com algumas lágrimas nos olhos, pois esta bela história deixou-me mesmo comovido.
Apesar do livro ter chegado às minhas mãos, por eu saber que ele, de uma maneira ou de outra abordava uma temática gay, a verdade é que o livro é muito mais do que isso. Claro que no decorrer da leitura, vamos acompanhando os jovens a apaixonarem-se, a perceberem a sua sexualidade e claro, a perceberem que o amor, apesar de ser belo, é sempre muito doloroso.
Para não vos estragar a surpresa, não vou falar mais nada do livro. Sugiro que comprem, por exemplo através daqui – tal como eu fiz, - e deliciem-se com esta maravilhosa história de relações, não só de amor entre homem e mulher, mas também de relações a nível familiar. Eu diria mesmo que este livro é digno de 5 estrelas e se for verdade o que li pela net, que muito provavelmente vão adaptar o livro para um filme, acho que ele será também digno de um Oscar.